A MARCA

Dona Rufina é uma marca slow fashion que produz bolsas e acessórios, pois acredita que a maneira de produzir e consumir diz muito sobre nós e sobre como queremos construir o futuro.

A marca nasceu do desejo de valorizar a cultura do Pampa Gaúcho, priorizando o local, mas com visão global.

 

Dizem que “quando um artista encontra sua ferramenta de trabalho, as coisas acontecem”.

Ao pesquisar sobre a lã para seu projeto de mestrado, a designer Luciana Bulcão não só se apaixonou por esta fibra, como deu destino a uma parte da lã produzida na região que estava sendo jogada fora. Seguindo a técnica de feltragem manual herdada por gerações, a produção é feita sob demanda nas cidades de Bagé e Lavras/Rio Grande do Sul, na fronteira com o Uruguai. A montagem dos produtos com as partes em couro, outra matéria-prima fundamental do pampa, é feita em Estância Velha.


Do casamento destes materiais com o olhar singular sobre a cultura gaúcha, Dona Rufina cria peças únicas e atemporais, feitas para encantar você e ganhar o mundo.
 

MATERIAIS & PROCESSOS

Utilizamos matérias-primas de baixo impacto ambiental. Todas as etapas de produção respeitam o tempo das coisas e as características naturais.

Dessa forma, criamos conexões mais significativas e geramos um valor maior com todos os envolvidos com a marca.

A lã é proveniente dos rebanhos das fazendas locais. Se as ovelhas tosquiadas são branquinhas, a cor daquela tiragem será off white, pois um dos dogmas da marca é não tingir seus novelos, preservando os tons da fibra original. Se o tempo está úmido, a feltragem demora a secar. É neste processo manual que nossas tecelãs dão forma ao feltro que será então modelado de acordo com o design da coleção. Do Vale dos Sinos, o couro é garimpado das sobras da indústria calçadista e ganha um novo destino.

 

Assim, nenhum item é igual ao outro, as cores e texturas variam conforme a disponibilidade das matéria-primas: esse é o nosso diferencial.

DONA DE SI:

O NOSSO PROJETO SOCIAL

Quisemos ir além e, por isso, criamos o projeto social Dona de Si,

que tem como objetivo o empoderamento das artesãs da região, dando a elas uma nova perspectiva de vida. Com o projeto, contemplamos os 4 pilares da Sustentabilidade: Social, Cultural, Ambiental e Econômico.

A cultura local se renova e se reinterpreta em um produto de moda.

Ao resgatar técnicas ancestrais de manufatura da lã natural da região, o projeto devolve a autoestima destas mulheres através da geração de renda, recolocando-as como protagonistas das suas vidas. Durante o processo, elas conseguem enxergar que o valor do produto final está na riqueza manual da cultura perpassada por gerações.
O projeto oferece oficinas e palestras gratuitas mostrando como as técnicas de feltragem podem ser aplicadas aos produtos de moda, bem como oforece suporte para a gestão e comercialização.

Ao tecer as tramas, os sonhos destas mulheres – que antes pareciam tão distantes, começam a tomar forma. Sabendo disso, temos certeza que você vai valorizar ainda mais a sua Rufina!

Suporte

Termos e Privacidade

  • grey facebook icon
  • Grey Instagram Icon

©2019 Dona Rufina. Todos os direitos reservados.

CNPJ 30.669.872/0001-08 - Devanir Cabral Bulcão MEI - Rua Venâncio Aires, 48 E - Bagé/RS - CEP 96400-461

+55 51 99936.9845 - info@donarufina.com

Entrega dos produtos em até 15 dias úteis